Como foi (está sendo) o meu processo?

dublin_abre

Iniciei o meu processo com uma busca no Google. Aliás, quase tudo neste processo foi e está sendo realizado com a ajuda da web. Depois de trocar e-mails com algumas agências de interrcâmbio aqui no Recife, agendei uma visita na World Study. Lá, fui super bem recebido e a atenção e competência dos Students Advisers (uma espécie de consultor) me surpreendeu muito positivamente. Tive umas duas reuniões com o pessoal dessa agência, mas até então não fechei nada pois aquele ainda era o primeiro fornecedor ao qual eu estava mantendo contato.

Trocando uma idéia com Bruno, meu amigo que vive em Dublin e que irei dividir apartamento, pedi para ele dá uma olhada nas especificações e valores do meu orçamento. Além de olhar, ele o enviou para o também Recifense Gustavo que trabalha lá em Dublin na Brasil for all, uma outra agência de intercâmbio. Dois dias depois recebi em meu e-mail um orçamento bem mais em conta. Sem titubear muito, enfiei a cara (atitude também muito importante nesta fase pré) e fechei a proposta. De lá pra cá, todas as dúvidas são tiradas com o Gustavo via msn. E olhe que não são poucas porque enquanto não chega a hora do embarque vou consumindo Dublin via comunidades no orkut, no Facebook, listas de discussão e o que mais me aparece na frente com esse nome.

Como não existe tanta burocracia no processo, não é necessário tomar vacinas preventivas tão pouco passar por aquelas reuniões constrangedoras no consulado. Tudo que eu fiz foi emitir o meu passaporte, pois ainda não tinha, e pagar parcialmente o projeto. Após o término do pagamento, receberei em meu endereço uma carta da escola na qual irei estudar que declara que eu sou um aluno matriculado, o comprovante da minha residência e do seguro saúde. Esses documentos mais no mínimo um mil e quinhentos euros, serão apresentados à imigração no dia 25 de janeiro quando eu desembarcar no aeroporto de Dublin.

Caso você tenha necessidade, mande um e-mail para thiago.nascimento@myintercambio.com.br com suas dúvidas que farei o possível para lhe ajudar.

8 Comentários

Arquivado em Pré-viagem

8 Respostas para “Como foi (está sendo) o meu processo?

  1. Peter

    Qual é o nome da escola e preço?

  2. Boa dicas, rapaz.
    Esclarece um pouco a questão dos preços e o que se tem direito lá em Dublin. Fora o pacote total (curso+estadia por um tempo(?)+passagens) você tem que levar a grana pra sobreviver?

    Já que você vai como estudante não poderá trabalhar, certo? Caso eu esteja errado me corrija.

    grande abraço!

  3. Fala Brunno. Vamos lá:

    Sobre a estadia, o valor que te passei é referente a acomodação por uma semana em uma student house. Como falei, os 1.500 euros é o valor mínimo que a Irlanda considera necessário para um imigrante conseguir sobreviver inicialmente até descolar um emprego. Se nego tiver mais para levar, ótimo, claro. O estudante pode sim trabalhar. Mas nos primeiros seis meses de intercâmbio apenas durante meio período. Nos seis meses finais do projeto, pode se trabalhar 8 horas diariamente.

    Abraço.

  4. Pow bacana seu blog…. Eu ano que vem estou viajando pra Dublin e tbm fiz um blog sobre minhas espectativas por lá, minha batalha aqui no Brasil para conseguir uma grana pra viajar…. irei fazer fotografia mais o curso de inglês… estu com uma duvida… Quanto de dinheiro eu vou ter que levar para me manter pelo menos 6 meses??? Abraços e até ano que vem heim… =)

  5. Pri

    Olá! Assim como vc, estou em contato com a agencia World study. Tenho interesse na Irlanda, pela pouca burocracia com o visto. O preço da agência pela qual vc foi, está mto bom! Gostaria de entrar em contato com ela, mas i link não direciona para uma agência de intercambio. É sse mesmo?
    Caso vc tenha um e-mail para que eu possa entrar em contato com o pessoal da agencia, eu agradeço mto.

    cylla _abreu@hotmail.com

  6. Valter Junior

    Poderia me passar o contado do Gustavo para que possa fazer um orçamento ?

  7. Wanderley Nascimento

    Tiago, belo trabalho desenvolvido falando de Dublin, Irlanda, tudo mais…
    Penso eventualmente, viver aí. Quanto preciso em dinheiro para conseguir a cida
    dania. Informe se puder.
    Saudações
    Wanderley

Deixe uma resposta

