Meu primeiro emprego (trabalho) em Dublin

Foto retirada da galeria de Bruno Guerreiro no Flick

Cheguei em Dublin há aproximadamente 20 dias e na semana passada, depois de já ter rodado bastante pela terra verde – e gastado, também – decidi iniciar as buscas por um trabalho, enquanto os que eu trouxe do Brasil não se desenvolvem.

O primeiro passo foi selecionar as principais agências de marketing, propaganda e on-line do mercado Irlandês. Depois, enviar meu CV, portfólio e a cover letter que é uma carta de cobertura na qual você ”se vende” em poucas palavras para o seu empregador. No primeiro dia mandei 5 e-mails para grandes agências multinacionais como Mc Cam, Ogilvy, Publicis, entre outras. Um dia se passou e nenhuma resposta. Ok, mandei mais 10 e-mails e chegou uma única resposta dizendo que meu CV e minhas experiências eram boas, mas infelizmente a agência não está contratando no momento. No problem, sempre tive plena consciência que conseguir um emprego na área, no início, não ia ser uma das tarefas mais fáceis. Até porque se você não sabe a Irlanda é um dos países mais afetados pela crise financeira mundial.

Mas se o mar não está pra peixe, vamos ver se o rio está. Foi isso o que eu fiz quando comecei a enviar meu CV (adaptado) para diversos outros empregos: vendedor em Shopping Center, garçom, entregador de panfletos, entre outros. E depois de dois dias de investida consegui uma entrevista num supermercado (que ainda aguardo resposta) e um emprego em um lava-jato. Bom, com minha formação em publicidade e MBA em marketing você deve estar se perguntando o que diacho eu fui fazer em um lava-jato, né? Talvez cuidar do branding da Express Car. Ou seria, modernizar a marca da empresa que está um tanto quanto atrasada? Desenvolver um plano de mídia com o objetivo de atrair clientes de outras redondezas? Não, não, nada disso, eu fui chamado para lavar carros mesmo. =D

O trabalho era assim: chega lá no estacionamento subterrâneo de um shopping às 09:00h (para isso eu teria que me acordar às 06:00h), lava em média 30 carros por dia, sem intervalos, e vai embora às 18:00h. O dono era um Albanês. E meus companheiros de ralação um Libanês e um Romeno que só tinha um dente na boca e não falava nada em inglês.

Grana

Os albanês do lava-jato paga mal comparando-se a outras dezenas de emprego que se tem por aqui. Mas trabalhar no país que tem o maior salário mínimo da europa tem lá suas vantagens. Pra se ter uma idéia com esses 04 dias de trabalho eu consigo pagar o meu aluguel aqui no AP e ainda sobra uma grana. Ou então ir e voltar a Londres 4 vezes. =)

Ralação

Não foi mole não meu velho. O frio é grande. A roupa é pouca. E a água é gelada. Não se pode parar porque a parada é busy e não se tem tempo pra nada.

Aprendizado

Por incrível que pareça, nesses 04 dias, eu aprendi muito mais que lavar carros. ”Ninguém é tão ignorante que nada possa ensinar, nem ninguém é tão inteligente que não tenha mais nada para aprender”. Foi com a cabeça aberta que aprendi coisas que vou levar pro resto da minha vida. =D

Caso você tenha necessidade, mande um e-mail para thiago.nascimento@myintercambio.com.br com suas dúvidas que farei o possível para lhe ajudar.

See you!

19 Comentários

Arquivado em Viagem

19 Respostas para “Meu primeiro emprego (trabalho) em Dublin

  1. Enquanto isso, o mundo estava (e ainda está) se acabando de alegria lá no Recife/Olinda. É Carnaval!!! Aproveitem isso aí porque realmente faz uma falta da porra.

  2. Menino, é isso aí. Quem não tem cão, caça com gato e ficar parado é q não dá! E o melhor é que depois de tudo sempre se tira, pelo menos, algumas histórias boas pra contar. Aproveita Londres que tou saindo agorinha pra aproveitar Olinda! kkk
    x.o.x.o.

  3. adeilton

    é´ meu velho, rapadura é doce mas não é mole.
    mas lembre-se, a dor é passageira e acovardar-se é para sempre. coragem.

  4. Duda

    Tem vaga pra mim? 🙂
    Suceeeesso pra tu.

    Beijo!

  5. Se tiver vaga pra mim eu vou também. Com salário assim, coloco até Júlia pra lavar carro.🙂

  6. huahuhuahuahuauhauhahuahuau. Aí é fogo, né Diana?

  7. Filipinho

    Meu velho,

    boa sorte ai e tenha certeza que vai ser com essa determinação que você está tendo que vai conseguir chegar no seu objetivo de ter ido a Dublin… abração velho…

  8. Luiz Sussu

    Opa Tiago beleza?

    Faço parte do grupo do e-dublin e etc…
    Fico feliz que tu conseguiu o trampo e etc… ISso é sempre uma esperança para nós que estamos embarcando logo logo..
    Deixa eu te pergunta, tu tem cidadania europeia?!

    Abs e parabens pelo blog… mto bem escrito…

  9. Oi Luiz…hahhahah. Quem me dera ter cidadania europeia.Com certeza as coisas seriam bem mais fáceis se eu tivesse. Obrigado pelas palavras e seja bem-vindo a terra verde. =P

    Abraços

  10. Daniel Chagas

    Oi Thiago!

    Bem bacana o que tens vivido por aí e o trampo que encontrasse.

    Mas, vale a pena, dar uma seguida no perfil @TwitjobsUK no twitter que eles postam umas oportunidades bem legais, inclusive na área de publicidade pelo Reino Unido.

    Abraços!

  11. Julio

    oi Thiago…
    Legal que vc conseguiu o trabalho, ao menos deu pra pagar o aluguel.
    Vc se importaria de passar o nome e o endereço desse car wash? Eu gostaria de tentar lá, até eu aguentar pelo menos…isso se vc não se importar é claro.
    E parabéns pelo blog, muito bom mesmo!
    Abraço e boa sorte!

  12. Fala awe Julio,

    O Express Car fica no estacionamento subterraneo do Charlestown Shopping Center, perto do aerorporto.

    Voce deve pegar o bus 83 na Camdem Street, perto da tua casa e pedir pra descer no Charlestown – http://www.charlestowncentre.ie/

    O nome do dono la e Turi – 0876790902

    Liga pra ele, fala que e meu amigo e ve no que da.

    Abs e boa sorte, velhao.

  13. antonio miranda

    cara… sou recifense tambem e embarco dia 20 de abril. me passa teu contato ou me adiciona no msn.. o email eh esse ai do comentario.

    valeuuu

  14. Olá Bom dia.
    Cara, que bacana teu blog!!
    Eu tambem estou indo morar em Dublin em janeiro de 2011, e já estou muito ancioso.
    Sou publicitário, formado há 03 anos, especialista em Gestao de eventos, e tenho uma agência de produção publicitária aqui na cidade onde moro, que é JOão Pessoa.

    Então, como disse, to muito ancioso, e estou buscando por informações sobre a vida em Dublin: moradia, trabalho, o povo irlandês, comidas… enfim!!

    Muito obrigado.
    Abraços.

  15. ivan cardoso

    É meu amigo, isso ai!
    eu cheguei em dublin faz 2 semanas e estou na mesma que vc!! abrxx

  16. Carol

    qual seu nível de inglês quando foi morar na Irlanda?

  17. E ai Tiago!
    Que bacana cara..
    Eu me formo em publicidade no fim desse ano e já estou juntando a grana para ir para Dublin no meio do ano que vem. Sou diretor de arte há algum tempo e trampo com edição de vídeo também. Como está essa área por ai hoje? Imagino que já esteja trabalhando em alguma agência…

  18. eu vou começar meu curso de publicidade e propaganda no ano q vem e gostaria saber como é o mercado nessa area lá, pois ao terminar iria guardar um dinheiro para tentar a vida la.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s