O Brasil que nos envergonha

Não posso reclamar da experiência de dizer que sou brasileiro aos que não são. Posso facilmente afirmar que em 95% dos casos a recepção dos gringos são sempre positivas. O I’m brazilian geralmente vem acompanhado de um UAU! QUE BACANA! QUERO MUITO TER A OPORTUNIDADE DE CONHECER O BRASIL EM BREVE! Ou coisas do tipo.

Mas ontem, aconteceu um caso atípico: conheci uma irlandesa de uns 35 anos aproximadamente e ao responder a sua pergunta dizendo que era brasileiro ela me falou que esteve em nosso país no ano passado e NUNCA MAIS voltará lá. Ela foi ao Rio de Janeiro, ficou hospedada em Copacabana e me disse que TODOS OS TURISTAS que estavam hospedados em seu hotel, inclusive ela, foram assaltados na orla de Copacabana. Achei que ela estava exagerando, mas quando lembrei que no primeiro dia que pisei no RJ, há alguns anos atrás, presenciei um assalto na mesma praia, aceitei que tratava-se de uma situação totalmente provável.

Tentei explicar o inexplicável falando aquelas asneiras que é recomendável você está na companhia de um brasileiro que conhece a cidade e que no caso do RJ é bom concentrar-se na zona sul, nas praias de Ipanema e Leblon. Mas nada convencia a moça. De fato, experiências são bem mais marcantes que palavras e não seria meia hora de conversa que resolveria um trauma.

Por outro lado, uma hora depois, às 4 da manhã, estava eu andando pelas ruas frias e desertas da cidade desta moça, voltando pra casa, com uma mochila que continha 2 mil euros em equipamentos. E pra ser honesto, só atentei para a isso (mochila + madrugada + deserto = perigo) porque estou escrevendo esse post.

2 Comentários

Arquivado em Brasil

2 Respostas para “O Brasil que nos envergonha

  1. Gustavo

    Resumindo, vai pro Brasil por que quer!!!!!

    A frase do momento eh: Recessao ou Arrastao?Voce eh brasileiro, VOCE DECIDE!!!

  2. O Brasil nos envergonha muito realmente, morar em Dublin deve ser maravilhoso, mesmo em crise, a Irlanda é melhor que o Brasil!
    Moro em Brasília e tenho medo de sair de casa depois das 8:00, não tenho coragem depois do que me falam o que tem nas ruas daqui e das cidades em volta de brasília.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s